A gente não despreza aquilo que dá certo. Ou como diria o velho ditado: “não se mexe em time que está ganhando”. Por isso, separamos para você algumas ideias já desenvolvidas por muitos promotores e que continuam dando certo quando o objetivo é mobilizar pessoas para a doação de ofertas para missões.
Lógico que as estratégias a seguir precisam ser aplicadas com o máximo de comprometimento a fim de que toda a igreja possa ser envolvida, mas tê-las como opção já é meio caminho no processo de arrecadação de ofertas para sua campanha.

Bazar Missionário
Roupas, calçados, bolsas e acessórios. Se estão em bom estado, podem ser vendidos. Este bazar pode ser montado em frente à igreja para atender não apenas os membros, mas toda a comunidade ao redor. Aos de fora, junto ao item adquirido pode ser anexado um versículo evangelístico.
Plantas também podem ser vendidas. Mudas de árvores frutíferas, ornamentais ou temperos costumam atrair público. Você ainda poderá incluir o nome da espécie e dicas de como cuidar.

Exposição de artes
Aqui está uma ideia que pode gerar não apenas lucro, mas também a descoberta e o desenvolvimento de talentos. Promova uma exposição de artes com pintura, bijuterias, e artesanatos de modo geral, todos produzidos por irmãos de sua igreja. Com o resultado de tudo aquilo que reunido, você poderá fazer um leilão missionário.

Festival da música missionária
Se sua igreja tem muitos talentos na área musical, promova um festival de músicas com conteúdo missionário. Elas poderão ser inéditas ou não. Divulgue essa ideia em igrejas próximas também e cobre a taxa de inscrição, deixando claro que esta será revertida à obra de missões no Rio. Além disso, façam cantina e promovam sorteios para ampliar a possibilidade de arrecadação. Deixe também um cofre missionário em pontos estratégicos do templo para que pessoas, voluntariamente, possam ofertar durante toda a programação.

Cofrinhos personalizados
As crianças adoram esta atividade! Peça que cada criança leve sua lata de achocolatado em pó, distribua folhas em banco e deixem a criatividade fluir na classe. A ideia aqui é fazer com que cada criança desenhe a arte de seu cofre, tendo como base uma temática missionária. Depois é só colar e combinar a data de dedicação desses cofres ao Senhor de Missões.

Desafio do Refrigerante
Durante o período de campanha, desafie os irmãos de sua igreja a doarem para missões a mesma quantidade gasta em refrigerante. Quem não tiver o hábito de consumir a bebida poderá optar por outra. Lançada a proposta, um envelope personalizado deverá ser entregue a todos os desafiados que os devolverão no dia combinado para a arrecadação.

Lava-Jato
Os Embaixadores do Rei sabem muito bem como essa estratégia dá certo! A ideia, como o nome diz, é lavar os carros dos membros da igreja em troca de uma oferta no valor do serviço prestado. A atividade costuma ser divertida e ainda muito eficiente no quesito arrecadação.

Festa missionária
Muito comum em encerramentos de campanha, a festa servirá para a comemoração dos resultados em termos de mobilização. Geralmente conta com a presença de um missionário de Missões Rio, que contará seu testemunho e falará da grande obra que Deus tem feito no Rio de Janeiro. Entre em contato com a Convenção Batista Carioca e solicite uma visita.
Faça uma programação sem muitas formalidades. É tempo de celebrar, portanto, convoque os músicos de sua igreja – com antecedência – para que preparem um repertório específico para esta ocasião. No ponto auge da programação, dedique a oferta missionária ao Senhor, realizando ainda um período de oração por missões.

Envie suas sugestões:
Queremos saber como sua igreja realiza a campanha de missões! Entre em contato através do e-mail evangelismoemissoes@batistacarioca.com.br e envie suas ideias de mobilização. Sua dica é valiosa para outros promotores e será uma bênção compartilhar este conhecimento.