Compaixão é um sentimento transformador e é justamente um elemento essencial para quem atua na Capelania Hospitalar. Um coração compassivo conduz a Palavra de Deus de maneira ímpar aos corações necessitados. A compaixão e a Palavra foram os elementos da abordagem realizada pelo nosso missionário Pr. Miguel Kopanishin, conforme seu relato abaixo:
Ao entrar no quarto deste paciente, dei-lhe uma boa tarde e perguntei: “Como está o senhor?”

Com um olhar distante e perdido, disse: “Está muito difícil viver. Estou sozinho. Minha esposa não cuida mais de mim. Me sinto largado. Sem qualquer esperança. Sabe, tive dois derrames muito fortes e que deixaram sequelas irreversíveis no meu corpo. Não posso mais andar e nem me movimentar. Não tenho força para mais nada. A minha vida acabou, pastor. Tenho 30 anos de casado, mas a minha esposa já não aguenta mais tanto sofrimento. Já pedi a Deus para morrer. Espero que ele me leve logo”.

Pude ouvir o sr. R. colocar toda a sua dor e compartilhar com ele da força do amor e da paz que só Cristo nos dá quando voltamos o nosso pensamento e coração para Jesus. Ele me ouviu atento e, com os olhos cheios de lágrimas, concordava com a palavra de Deus. Naquele momento, ela se tornou o refrigério para a sua alma e coração que encontravam-se em um deserto.
Li com ele o Salmo 23, dizendo que temos um grande pastor que cuida de nós, que se importa com cada um de nós e, por isso, ele era importante para Jesus. O sr. R. ficou mais calmo e ali pude orar com ele, expressando o amor de Cristo.

Não é fácil, mas continuo levando a mensagem deste evangelho que muda vidas. E esta vida está mudando. Acompanharei para que ele tome uma decisão por Jesus e com a certeza que “Cristo em mim, esperança para o Rio.

Que Deus abençoe os irmãos neste grande trabalho missionário!

Pr. Miguel Kopanyshyn

Ajude-nos em oração
– Ore por todos os mantenedores;
– Pela equipe de voluntários, para que perseverem sem desanimar.
– Pelos pastores que estão ajudando no trabalho de Capelania.
– Pela abertura do trabalho no Hospital Rios D’or e Hospital Municipal de Piedade.