Em reconhecimento às ações da capelania socioedutiva, que tem sido de grande relevância para o trabalho de recuperação de adolescentes em conflito com a lei no estado do Rio de Janeiro, a Convenção Batista Carioca foi selecionada para receber o Prêmio Oscar Socioeducativo “Guri”, promovido pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) e pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Na cerimônia de premiação, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 25, no Museu do Amanhã, a CBC/Missões Rio receberá uma estatueta de cerâmica negra, confeccionada pelas “Mães da Favela da Maré”.

O trabalho socioeducativo, sob a coordenação do departamento Missões Rio, da CBC, começou há pouco mais de dois anos. O trabalho encontrou abertura graças às estratégias esportivas utilizadas pelos missionários e seus voluntários. Atualmente, é possível levar a Palavra de Deus de maneira abrangente, associando-a a cursos livres profissionalizantes, atividades esportivas e culturais.

Com a consolidação da capelania socioeducativa, as igrejas batistas cariocas encontraram novas oportunidades de evangelização. É possível, portanto, visitar as unidades do Degase, e cooperar com o trabalho que vem sendo realizado por quatro missionários que se dividem para o atendimento de várias unidades masculinas e femininas. Para isso, basta entrar em contato com a Convenção Batista Carioca e expressar o desejo de conhecer de perto este belíssimo trabalho.

Pr. Ulisses Torres, coordenador de Missões Rio, comenta sobre o início deste trabalho e parabeniza todos os envolvidos neste processo contínuo de transformação de vidas: “Depois de alguns anos realizando um projeto esportivo na Comunidade do São João, recebemos o convite para iniciar um trabalho semanal semelhante (esportes) na Unidade Socioeducativa Educandário Santo Expedito. Foi desafiador no início, com diversos voluntários participando do projeto. A partir do momento em que o trabalho se consolidou, houve um contato por parte da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (CECEL), na figura de seu coordenador George Fox, para que expandíssemos nossas ações para outras unidades. Deus nos orientou nesse processo e trouxe paz ao nosso coração, permitindo assim que aceitássemos o desafio. Hoje atendemos 7 unidades e nossa pretensão é ter projetos em 13 unidades até o final de 2017. Deus tem nos abençoado com Sua permissão em participar desta obra incrível. Glórias a Deus, parabéns capelães e voluntários que se esforçam para chegar aonde quase ninguém quer ir”.

Além da capelania socioeducativa, Missões Rio conta com projetos nas áreas de capelania hospitalar, prisional, esportiva, portuária, estudantil, aos enlutados e de prevenção à dependência química. Acesse www.missoesrio.com.br para conhecer mais detalhes destes ministérios.

Veja a carta-convite