Por Jocilene Bicas

 

Pelo direito à Esperança

  • Boas Vindas
  • Cânticos
  • Leitura Bíblica: Salmo 37.23 e 119.5
  • Momento de Oração
  • Estudo: Aprendendo mais sobre Missões

O que é um missionário?
Quando uma pessoa tem como principal atividade de trabalho anunciar as boas novas da salvação para pessoas que ainda não conhecem a Jesus, que ainda não o aceitaram como seu Salvador, ela é chamada de Missionário.

Missionários podem trabalhar nas suas próprias cidades e também podem trabalhar em outras culturas, como por exemplo, quando eles trabalham com os índios nas aldeias. Podem trabalhar traduzindo a Bíblia para uma língua que ainda não tem a Bíblia traduzida. Podem ser construtores de igrejas – são crentes que deixam o seu país e vão para outro país ajudarem na construção de templos.

Pode ser um professor evangelista, ou seja, alguém que ensina pessoas a encontrarem o caminho da salvação através de ensinamentos extraídos da Bíblia. Pode ser um médico, dentista, enfermeira, um comerciante que vai para campos missionários ajudar pessoas com as suas profissões, mostrando o amor de Deus através do que eles podem fazer por elas em lugares onde não existem hospitais, médicos, etc.

O que é um missionário voluntário?
Voluntário quer dizer: aquele que faz de espontânea vontade.

Trabalho voluntário é aquele feito por uma pessoa que deixa seus afazeres normais, do seu dia a dia, que separa um tempo para cooperar com alguém, com algum departamento, com uma igreja, na realização de um serviço ou ainda de participar de um projeto. Isto significa que ele irá trabalhar sem receber nenhuma recompensa financeira. Trabalhará apenas pela alegria de cooperar com aqueles que estão necessitando da sua boa vontade em prestar esta ajuda.

Quando pessoas se reúnem para fazer um trabalho em prol da causa missionária, obedecendo ao IDE de Jesus, dizemos que os participantes são Missionários Voluntários. Geralmente são médicos, enfermeiras, dentistas, professores de Educação Física e outros profissionais, que aproveitam suas férias ou finais de semana livres para dar esse tempo em algum país pobre, ou com crianças em orfanatos, creches, hospitais, localizados em bairros onde não há assistência dessa natureza.

O que é um campo missionário?
Quando um missionário está preparado para ir trabalhar em um determinado lugar, onde Jesus é pouco ou nada conhecido, nós chamamos este lugar de Campo Missionário.
O campo missionário pode ser uma pessoa, um lugar, uma cidade, uma tribo, ou mesmo um país. Todos os lugares onde existem pessoas que ainda não tiveram oportunidades de conhecer a Jesus são Campos Missionários. Geralmente os campos missionários são lugares difíceis e os missionários precisam de amigos, especialmente nas igrejas, que os amem e os animem. São irmãos que lhes escrevem cartas de encorajamento ou contando-lhes o que acontece no seu país natal. Enviam-lhes cartões de aniversário, presentes e outras coisas, mas principalmente oram sempre por eles e os ajudam financeiramente.

Como orar por missões e por campos missionários?
Os missionários precisam das nossas orações para que Deus lhes dê coragem, proteção, sabedoria, amor, paciência, saúde, força e fidelidade, compreensão e tolerância com o povo com quem estar trabalhando, para saberem esperar o tempo de Deus para que este povo aceite a Jesus como seu Salvador.

Por vezes é muito difícil explicar para povos que nunca ouviram falar de Jesus, que Ele veio ao mundo, viveu aqui entre os homens e morreu para salvá-los dos seus pecados. Isto pode levar anos e anos e os missionários não podem desistir, nem se cansarem de ensiná-los sobre o grande amor de Jesus.

Alguns missionários adoecem, contraem malária, febre tifoide e muitas outras doenças graves através da falta de condições mínimas para pessoas sobreviverem nestes campos missionários, através da falta de saneamento básico, da presença de mosquitos ou ainda devido a falta de alimentação adequada para eles.

Um missionário necessita de orações pela sua família:

– para que Deus possa livrá-los de acidentes, ataques de cobras e animais perigosos/venenosos;
– para que Deus os livre de perseguições;
– pelo suprimento de alimentos necessários para eles e seus filhos;
– pela saúde, por livramento de doenças;
– para que Deus salve o povo com quem estão trabalhando;
– para que Deus os ajude a permanecer firmes, até o fim;
– para que pessoas colaborem com eles, dando-lhes o dinheiro que vão necessitar para pagar suas passagens para chegar nos campos missionários e sobreviver nestes lugares.

 

  • Oferta para Missões Rio
  • Atividades
    Clique aqui e baixe a imagem das mãos de oração. Em seguida escreva os pedidos de oração na parte de dentro, de forma que , ao dobrar, os pedidos estejam na parte interna das mãos. Mostre às crianças o valor da oração em missões.