“Aos quais quis Deus fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória” (Cl 1.27)

O Rio de Janeiro é uma cidade tão bonita, tão “abençoada por Deus” com belezas naturais incomparáveis, com uma gente tão simpática e alegre… Mas também uma cidade extremamente violenta e difícil. Muitas vezes, a simpatia e atenção são deixados de lado por causa do medo que se instala nos corações. E já pensou em quem mora nos morros e favelas dessa linda cidade? Quase sempre são desprezados e queremos que fiquem bem longe de nós, bem longe dos nossos olhos. Têm poucas oportunidades. Eu nasci lá na favela, sei como é isso. Muitas vezes invisíveis aos homens, mas nunca a Deus. Lá está a Igreja de Cristo atuando! Temos feito uma pequena parte, porém temos muito mais a fazer com a sua participação e comprometimento.

A campanha de Missões Rio, da Convenção Batista Carioca, é uma oportunidade de unirmos forças com todas as mais de 500 igrejas batistas da Cidade Maravilhosa a fim de sustentarmos o trabalho de capelania em hospitais, presídios, porto, faculdades, esporte, etc.

Os cariocas precisam ouvir as boas novas de Jesus Cristo. Entretanto, como ouvirão se não houver quem pregue? As ações evangelísticas fora do país ou em cantões do nosso país atraem muito mais pessoas do que as que são realizadas aqui. Por quê? Mas graças a Deus que há crentes em Jesus que se dispõem a falar do Evangelho aqui mesmo, enfrentando o ambiente hostil, mas receptivo a ouvir a mensagem de Jesus. Compartilham a Salvação com seu vizinho, seu colega de trabalho, seu colega de escola, etc.

A verdade é que falta Jesus no coração do traficante, do usuário de drogas, mas também falta Jesus no coração das autoridades constituídas (vereador, prefeito, deputado, governador, senador, ministro, presidente). Falta Jesus no coração do idoso, mas também falta no coração dos adolescentes e das crianças, que crescem em meio a toda essa realidade desnuda. Onde Jesus habita há vida! Há nova vida!

Mais do que nunca é TEMPO DE MISSÕES em nossa cidade. Durante muitos anos demos muita ênfase a Missões Mundiais e Nacionais, e precisamos continuar… Contudo é hora de darmos um pouco mais de atenção à nossa “cidade Maravilhosa”, que sofre pela falta de Jesus. Não podemos ficar nesse estado de dormência que a violência, o trânsito, o futebol, o carnaval e a bebida proporcionam. Precisamos olhar para Jesus e sua Missão. Não sejamos negligentes, sejamos agentes de Deus nessa Terra. Se Cristo habita em minha vida, a esperança para o Rio achou sua base.

E para concluir esse pequeno ensaio, lembro-me de um homem que fez a diferença em sua geração, que enfrentou muitas lutas, traições e críticas: o Pastor Batista Norte Americano Martin Luther King Jr. Ele, que era apoiado a princípio apenas pelos ministros protestantes negros (entre eles Jesse Jackson), em pouco tempo passou a ter o apoio de brancos, católicos e judeus, em uma das maiores mobilizações civis da história, algo que mudou a estrutura da sociedade. A partir do Evangelho de Jesus, mudança social. Incrível! Mas no dia 4 de abril de 1968, menos de três meses depois de completar 39 anos, enquanto conversava com alguns amigos no corredor de um hotel em Memphis, no Tenessee, onde estava em apoio a uma greve dos coletores de lixo, foi mortalmente alvejado por um opositor.

A vida desse e de outros homens de Deus nos inspiram e nos ajudam a vislumbrar tudo o que o Senhor ainda tem a fazer em nossas vidas através de Sua igreja aqui no Rio de Janeiro. Essa cidade é responsabilidade nossa. Missões Rio é responsabilidade nossa! Se Cristo habita em mim, há esperança para o Rio.

A Deus toda glória,

Pr. João Melo
Pastor da PIB Vila da Penha e Vice-presidente da CBC