Preparamos para o seu Pequeno Grupo Multiplicador quatro roteiros que servirão como guia para as reflexões e discussões sobre as perspectivas missionárias no Rio de Janeiro. Este material foi elaborado com muito carinho pela irmã Sandra Mara de Souza,  psicóloga e coordenadora do Ministério de Proclamação da Igreja Batista Itacuruçá (Tijuca). Esperamos que seja útil para o crescimento espiritual de seu grupo e que os motivem a alcançar vidas no Rio de Janeiro.

ROTEIRO 1

QUEBRA GELO: Quando você ouve a palavra “missionário”, em que você pensa?
EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 84 e pedir que cada um destaque um versículo que tenha lhe chamado mais a atenção. Orem agradecendo a bondade do Senhor.
EDIFICAÇÃO: II Timóteo 2.2 (leiam juntos o texto)

1. De que modo você conheceu Jesus como Salvador?
Resposta livre. Ouça o testemunho de cada e enfatize a necessidade de que outros precisam conhecer a Jesus.

2. Quais os seus sonhos missionários para a nossa cidade? Ouça as respostas
Enfatize que só o Evangelho tornará nossa cidade menos violenta, menos corrupta. Só Jesus pode mudar o caráter de uma pessoa. Só Jesus pode devolver a paz que nossa cidade tanto procura.

3. Você conhece, ou já leu sobre algum missionário que atua na Convenção Carioca?
(Prepare antecipadamente um testemunho missionário com o perfil de um missionário que atue em nossa cidade e compartilhe com o grupo – este material está disponível no DVD de Missões Rio. Enfatize as diversas áreas de atuação missionária em nossa cidade).

EVANGELISMO: Em uma caixinha ou pote de vidro, leve os nomes dos missionários da CBC. Peça que cada participante tire um nome. Explique que devem orar pelo missionário. Além disso, devem pesquisar sobre o nome que tiraram, e devem trazer um resumo sobre a vida do missionário no próximo encontro.

 

ROTEIRO 2

QUEBRA GELO: Se você pudesse atuar em uma frente missionária em nossa cidade, o que você gostaria de fazer?

EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 105.1-4. Pergunte qual a mensagem missionária deste Salmo? Espere por respostas, depois enfatize o imperativo de fazer as obras do Senhor conhecidas entre os povos. Orem uns pelos outros, para que sejamos missionários onde estivermos atuando.

EDIFICAÇÃO: II Timóteo 2.2 (leiam juntos o texto)
“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” 2 Tm 2.2

1. A que fato nos leva a frase bíblica “E o que de mim entre muitas testemunhas ouviste”?
(aguarde respostas e enfatize a necessidade de estarmos conectados com Deus através da oração e leitura da Bíblia.

2. De que modo podemos “ensinar os outros”?
Resposta complementar. (não somos o que dizemos, mas o que fazemos. O modo como vivemos deve confirmar o que pregamos. Testemunho de vida fala mais alto que nossas palavras.

3. Se você fosse desafiado a preparar uma ação missionária em nossa cidade, qual grupo você gostaria de alcançar, e quais estratégias usaria?
Ajude o grupo a pensar nos diversos segmentos que precisam de ajuda.

EVANGELISMO: Cobre a tarefa da semana anterior dando oportunidade para que cada um fale o missionário por quem está orando, e o que descobriu sobre cada um.

 

ROTEIRO 3

QUEBRA GELO: Que missionário tem sido exemplo para você na propagação da mensagem salvadora de Jesus Cristo?
EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 118.1-8 e pedir que cada um diga de que modo tem experimentado o amor de Deus em sua vida. Orem agradecendo a Deus por suas manifestações de amor entre todos.
EDIFICAÇÃO: II Timóteo 2.2 (leiam juntos o texto)
“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” 2 Tm 2.2

1. De acordo com o texto lido, qual é a nossa responsabilidade?
Resposta: Ensinar os outros o que temos visto e aprendido com a Palavra de Deus. Enfatizar que esta não é uma responsabilidade apenas “dos missionários” que vivem exclusivamente para espalhar a boas novas. Todo devemos ser missionários em nosso campo de atuação.

2. Quais seriam as características essenciais de um missionário?
Resposta: Fidelidade a Deus. Zelo pelo cumprimento à sua Palavra. Ser motivado. Perseverante. Vida de oração e dependência de Deus. (podem comentar juntos cada uma das características).

3. De que modo cada um de nós pode participar do projeto missionário da CBC?
Resposta. Orando nominalmente pelos nossos missionários. Dedicando tempo de nossas férias e participar dos projetos especiais. Gastar tempo acompanhando nossos missionários para conhecermos melhor o trabalho. Mantendo nossas igrejas informadas dos desafios.

EVANGELISMO: Sendo um missionário onde Deus o tem colocado, peça que cada um cite o nome de três pessoas que desejam ver salvas por Cristo, e pelas quais irão orar e investir em suas vidas.

 

ROTEIRO 4

QUEBRA GELO: A Convenção carioca mantém trabalho de capelania com os enlutados, encarcerados, nos hospitais e porto. Se você pudesse, em qual delas gostaria de atuar, e por quê?
EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 126 e dividir em duplas que orem em favor dos missionários da CBC.
EDIFICAÇÃO: II Timóteo 2.2 (leiam juntos o texto)
“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” 2 Tm 2.2

1. Que obstáculos você tem enfrentado para que seja um proclamador das boas novas de salvação?
Resposta livre. Ouça as respostas e ministre a cada um, enfatizando que o poder para testemunhar não está em nós, mas em Deus que pode nos capacitar, se permitirmos que Ele atue em nós e através de nós.

2. Pense na frase “o amor promove mudanças”. Que mudanças você precisa promover em sua vida, para tornar-se um missionário onde Deus o tem colocado?
Resposta livre. Enfatize mais uma vez a necessidade de comunhão com Deus, e principalmente a disponibilidade em obedecer.

3. Qual tem sido o seu investimento pessoal no trabalho missionário em nossa cidade?
Resposta livre. Ouça as respostas e enfatize o tempo de oração pelos missionários, a oferta para o sustento missionário, o tempo que podemos investir num projeto missionário.

EVANGELISMO: Gastem tempo orando pela liderança da nossa convenção, e pelos missionários que atuam em nossa cidade.

Sandra Mara de Souza
Bacharel em Educação Religiosa;
Psicóloga Clinica. Especialista em Terapia de Casal e Familiar;
Coordenadora do Ministério da Proclamação na Igreja Batista Itacuruçá;
Casada com Pr. Nilton Antonio de Souza, mãe de Anielle e Alane.