“E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.” 2 Timóteo 2:2

O apóstolo Paulo é, inegavelmente, um dos escritores mais importantes na composição do Novo Testamento. É dele a orientação que encontramos como divisa desta campanha. Trata-se de uma orientação ao jovem pastor Timóteo que foi deixado em Éfeso para a consolidação do trabalho de implantação daquela igreja e defesa da doutrina dos ataques dos falsos mestres.

Não se trata de uma orientação qualquer ou de um mero conselho sobre como fazer as coisas na igreja funcionarem. Vai muito mais além. Paulo estava ensinando a Timóteo uma estratégia de propagação e sustentação de uma visão missionária na cidade. Para Paulo, o que se faz na comunicação do evangelho é muito mais do que a implantação e divulgação de uma religião. É a afirmação de uma verdade transformadora. Ao escrever aos irmãos em Corinto, Paulo afirma contundentemente o propósito de Deus em Cristo e o que se deve esperar de um discípulo: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. 2 Coríntios 5:17-20.

Essa é a verdade transformadora: Deus reconcilia pessoas consigo mesmo através de Cristo e redime a criação em todas as suas áreas. Isso é o que se espera de um discípulo: Suplicar a todas as pessoas que se reconciliem com Deus. Temos a verdade transformadora e temos a missão. Do que mais precisamos hoje? De homens e mulheres fiéis na cidade do Rio de Janeiro que supliquem em todos os cantos: Reconciliem-se com Deus!

Precisam ser fieis a Deus, pois os infiéis produzem escândalos, vergonha e distanciamento. Homens e mulheres fiéis a Deus são sensíveis ao direcionamento do Espirito Santo, sólidos doutrinariamente, humildes, ensináveis e comprometidos. Homens e mulheres fiéis que suplicam através de suas orações; do seu viver moral e ético; do exercício da generosidade e liberalidade, entendendo que seus recursos materiais e financeiros pertencem a Deus e devem ser usados em sua obra; da comunicação do evangelho com palavras e atos de justiça; do engajamento em projetos de desenvolvimento comunitário; do exercício de sua vocação no serviço público, privado, universidades, colégios, presídios, hospitais, etc; do uso do dons espirituais, talentos e criatividade; da disposição em transmitir a visão missionária através do discipulado.

Que o Espírito Santo desperte na igreja os homens e mulheres fiéis e que a cidade seja abençoada através do conhecimento da verdade transformadora.

Sergio Mota
Carioca, casado com a educadora Nara e pai da Vitória. Pastor da Primeira Igreja Batista em Parque União desde 2008; graduado em administração de empresas, teologia e graduando em psicologia.