O carioca tem paixão pela prática de esportes. Qual cidade do país possui um ambiente tão propício para a prática de tantos esportes diferentes? Montanhas, praças, praias, ginásios, estádios e etc. A atividade física é algo constante no dia-a-dia do carioca. Não é difícil ver pessoas praticando caminhada, corrida, jogando um vôlei ou futebol.

A prática esportiva possui uma linguagem singular, onde a classe social, o credo, os posicionamentos políticos são superados pelo desejo do lazer e até mesmo da competição. A essa forma de comunicação chamamos “Linguagem Universal do Esporte”.

Transmitindo valores

O esporte tem a incrível capacidade de superar barreiras e comunicar de forma particular as suas verdades. Percebemos isso na Copa do Mundo, nas Olimpíadas e nas Paraolimpíadas realizadas em nossa cidade nos últimos anos. Como o esporte pode unir povos e propósitos! Como o esporte pode ser uma grande ferramenta de comunicação para transmissão de culturas e valores! Por isso, a igreja precisa aprender a falar essa linguagem de forma intencional.

A prática de esportes conduzidas por cristãos com capacitação específica através da igreja local, que possuam intencionalidade evangelizadora e discipuladora, é uma grande ferramenta de transmissão dos valores do Reino. O apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 9.24, usa a figura do corredor em um estádio para aplicar valores do Reino e ser intencional em sua proposta de vida cristã.

Agregando pessoas

O esporte nos permite participar de grupos (pequenos ou grandes) onde criamos relacionamentos e podemos conhecer as pessoas verdadeiramente. Na prática esportiva podemos quebrar barreiras religiosas e nos aproximarmos de pessoas que querem conhecer mais de Deus, mas, por algum motivo, não entrariam em uma igreja.

Nas amizades geradas na prática esportiva podemos evangelizar e discipular pessoas, e ensiná-las a compartilhar o amor de Deus por outras pessoas. Depois das experiências de evangelização nos grandes eventos esportivos que aconteceram na cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos, acredito que o esporte pode ser a ferramenta evangelizadora de maior alcance que a igreja brasileira descobriu nas últimas décadas. Busque conhecer mais essa ferramenta, por uma vida missionária através do esporte!

Pr. Ulisses Torres
Capelão esportivo de Missões Rio, pastor da Comunidade Batista Vida e coordenador do Movimento Vida Relevante. É professor do Curso de Teologia e do Curso de Mestrado do Seminário Teológico Betel; bacharel e licenciado em Educação Física; Pós Graduado em Coach e Liderança e Gestão de Projetos Sociais. É mestre em Ministérios Globais e atualmente cursa Serviço Social na Universidade Federal Fluminense- RJ.