A utilização da linguagem esportiva para a evangelização e discipulado ganha mais um reforço com o surgimento do programa Circuito Carioca de Qualidade de Vida (CCQV). A iniciativa, de autoria do capelão esportivo da Convenção Batista Carioca e pastor Ulisses Torres, dá seus primeiros passos com um time de peso, formado por parceiros experientes na realização de atividades com foco missionário.

Nasceu para se tornar uma rede de ministérios esportivos

O Circuito Carioca de Qualidade de Vida nasceu para se tornar uma rede de ministérios esportivos das igrejas batistas da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo, como o nome sugere, é oferecer uma vida saudável, em todos os níveis, por meio da prática esportiva e aconselhamentos cristãos nas comunidades onde os templos estão inseridos.

Segundo o pastor Ulisses, o CCQV veio para colaborar com a melhoria ou implantação de ministérios esportivos, formando conexões que visam o favorecimento mútuo de seus participantes. “O objetivo é ter uma rede com 50 ministério esportivos integrantes do Circuito Carioca de Qualidade de Vida até o final de 2020. Atualmente, somos cerca de 13 projetos entre esportes, atividades de lazer e artes marciais”, esclareceu o capelão esportivo.

Parcerias campeãs que já estão frutificando

Jean Marcio da Silva Coelho é o primeiro entrevistado da série de parcerias do Circuito Carioca de Qualidade de Vida. Há nove anos, coordena o Projeto Recreativo Água da Vida, uma escola de futebol no Morro do São João, no bairro do Engenho Novo que já chegou a atender mais de 130 crianças da comunidade.

Como alguém que foi alcançado por Deus e preparado biblicamente a partir da linguagem esportiva, seu grande desejo é construir no próximo os mesmos valores que recebeu, gerando discípulos preparados para lidar com os desafios de seus contextos culturais e sociais.

Missões Rio: Por que você decidiu desenvolver um ministério esportivo?
Jean:
Por ser filho de uma atleta, crescer dentro do esporte e saber o quanto valores como persistência, abstinência, resiliência, honestidade, obediência, atenção e saúde influenciaram o meu desenvolvimento e crescimento como atleta, cidadão e cristão. Vivendo isso sei o quanto pode influenciar positivamente na vida de uma criança e adolescente na formação de seu caráter e ser um cidadão de bem dentro de uma sociedade, contribuindo para um mundo muito melhor.

Missões Rio: Como foi o início do Projeto Recreativo Água da Vida?
Jean: O projeto foi o resultado da iniciativa da missionária Adenice Barreto, que tentava interagir com as crianças da comunidade. Havia uma quadra ao lado da congregação que ela liderava e ela percebeu que, ao convidar as crianças para as programações, os meninos não iam. Eles sempre preferiam ficar na quadra, jogando bola. Então ela sentiu de Deus que o esporte seria a ferramenta de atração para esses meninos. Desde então o projeto já vai para o seu nono ano.

Jean, de branco, posa para foto ao lado das crianças do projeto Água da Vida.

 

Missões Rio: Como você conheceu a proposta esportiva de Missões Rio e por que decidiu participar dessa parceria?
Jean: Conheci através do pastor Ulisses Torres. Conhecendo o pr. Ulisses, vi que a proposta de trabalho e desenvolvimento missionário era sério e que havia um bom projeto evangelístico para cidade do Rio de Janeiro através do esporte e outras frentes. Isso me motivou a fazer parte dessa parceria.

Missões Rio: Quantas pessoas são beneficiadas pelo seu projeto e que tipo de transformação você espera ver nelas?
Jean: Já atendemos na comunidade mais de 130 meninos. Hoje, atendemos 80 crianças e adolescentes. E estendemos o acompanhamento aos familiares quando possível e necessário.

Missões Rio: Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelo projeto?
Jean: Ausência de acompanhamento por parte dos responsáveis das crianças e interesse em saber a respeito do desenvolvimento destas no projeto, inclusive quando são marcadas reuniões. Outra dificuldade é a aproximação da ‘boca de fumo’ e aliciamento pelo tráfico.

Para participar da rede de ministérios esportivos CCQV, entre em contato com Missões Rio, pelo e-mail evangelismoemissoes@batistacarioca.com.br ou pelo telefone da Convenção Batista Carioca (21) 2569-0988 (peça para transferir para o departamento Missões Rio).