A oração sempre foi peça fundamental em qualquer estratégia espiritual. Muitas batalhas são vencidas pela intercessão e queremos incentivar sua igreja a participar dos 31 Dias de Oração pelo Rio. Será uma boa oportunidade para conhecer nossos desafios e clamar a Deus pela transformação da nossa cidade.

Dica: Crie fichas de oração a partir dos pedidos abaixo e distribua em sua igreja. Você poderá criar um rodízio de oração, escolhendo 31 irmãos (ou famílias) que se comprometerão a orar pelo pedido recebido.

Dia 1 – Ore por um avivamento que nos leve à proclamação das Boas Novas
Como igreja, precisamos de um despertar que nos mova para a obra missionária. E isso é fruto do verdadeiro avivamento.
Peça a Deus que deposite nos corações de seus servos o desejo de serem missionários para este tempo. Pessoas que não se envergonhem em proclamar o evangelho e que tenham disposição para discipular os novos na fé.

Dia 2 – Ore pela Missão Hospitalar
Enquanto você ora, missionários da Convenção Batista Carioca e seus voluntários estão levando o amor de Cristo a pacientes e seus familiares, e funcionários de várias unidades hospitalares do Rio de Janeiro.
Ao todo são 10 unidades de saúde sendo impactadas com o evangelho. Peça a Deus pelo sustento desses servos e pelo engajamento das igrejas batistas nesta proposta missionária.

Dia 3 – Ore pela Missão aos Enlutados
Nossos missionários prestam assistência espiritual a famílias e amigos enlutados. Em conjunto, estes obreiros chegam a realizar mais de mil atendimentos por mês, em três cemitérios do Rio de Janeiro.
Peça a Deus que sustente estes obreiros e seus voluntários. Ore ainda para que as vidas alcançadas por esta capelania encontrem a paz de Cristo e decidam viver ao lado dEle.

Dia 4 – Ore pela Missão Estudantil
Temos o desafio de ampliar o alcance do evangelho nas escolas do Rio de Janeiro. Para isso, precisamos de mais missionários e voluntários.
Deus tem levantado obreiros, mas precisamos de investimentos para o sustento de novos missionários. Peça a Deus que desperte igrejas e pessoas para a importância das parcerias mensais, através do PAM Rio – Parceiros na Ação Missionária.

Dia 5 – Ore pela Missão Prisional
Em nossa cidade, dois missionários e alguns voluntários assumiram a responsabilidade de apoiar o desenvolvimento da igreja de Cristo nas unidades prisionais.

Peça a Deus que desperte mais pessoas para este desafio e que conceda aos irmãos presidiários e egressos convertidos sabedoria e força para testemunharem dentro e fora das prisões. A Missão também carece de recursos para o auxílio social dessas pessoas, tais como a distribuição de cestas básicas, material de higiene pessoal e limpeza, além de outras atividades de ressocialização.

Dia 6 – Ore pela Missão Socioeducativa
A missão é levar o evangelho a adolescentes em conflito com a lei nas unidades de socioeducação. Atualmente, uma missionária e seus voluntários carregam essa responsabilidade em nome dos batistas cariocas. Juntos, eles alcançam três unidades, sendo uma feminina e outras duas masculinas.

Peça a Deus pela saúde física e emocional da equipe e interceda pelo despertamento de igrejas, para que não apenas sustentem financeiramente estes projetos, como se interessem marcar presença neste campo missionário urbano.

Dia 7 – Ore pela Missão de Prevenção à Dependência Química
A prevenção sempre foi a melhor maneira de trabalhar a questão das drogas. Peça a Deus que abra as portas das escolas para que a mensagem de conscientização sobre o uso das drogas possa ser compartilhada com nossas crianças, adolescentes e jovens.

Interceda ainda pelo missionário dessa capelania, pedindo a Deus por saúde e por parceiros que entendam a necessidade de investimentos nesse projeto.

Dia 8 – Ore pela Missão Portuária
Não é fácil ficar meses ou anos distante da família. Por este motivo, a solidão se torna uma grande inimiga para os marinheiros. Apoiá-los e garantir o bem-estar deles acaba virando uma oportunidade de evangelização para o nosso missionário portuário.
Peça a Deus que encoraje nosso missionário portuário, e que ele encontre portas abertas para o evangelho nos corações dos marinheiros.

Dia 9 – Ore pela Missão Esportiva
A Transformação do Rio começa com o evangelho e passa por iniciativas que promovam a saúde e dignidade da população.

Peça a Deus por igrejas que possam abrir portas para a implantação de projetos esportivos. Ore também pelo missionário desta capelania, a fim de que Deus continue dando graça, sustentando-o em suas necessidades.

Dia 10 – Ore pelos vocacionados a Missões.
Como ouvirão se não há quem pregue? Se desejamos um Rio transformado, precisamos apoiar nossos vocacionados.
Peça a Deus que levante obreiros para a seara e que igrejas sejam despertadas para promoverem ações de valorização de seus vocacionados. Ore ainda pelos que estão se preparando para o ministério missionário, a fim de que o Pai os sustente em todas as etapas dessa caminhada.

Dia 11 – Ore pela visão missionária das igrejas cariocas
Tudo começa na igreja local. Ministérios são erguidos e líderes nascem para a transformação de realidades próximas.
Peça a Deus que fortaleça a visão ministerial local de cada líder batista carioca. Que haja comprometimento e unidade capazes de alavancar grandes mobilizações evangelísticas para a glória de Deus.

Dia 12 – Ore pela parceria das igrejas em Missões Rio
Missões urbanas é o esforço cooperativo das igrejas na obra de evangelização da cidade. Investir em Missões Rio é, portanto, contribuir com a transformação de vidas, com a redução dos índices de violência e outras mazelas sociais.
Peça a Deus por igrejas envolvidas com a proposta missionária urbana, com lideranças atentas ao clamor da cidade.

Dia 13 – Ore pela situação de violência na cidade
Como igreja, precisamos agir, intercedendo e trabalhando pela transformação do Rio.
Peça a Deus por sabedoria aos governantes de nossa cidade, a fim de que suas ações possam promover a paz. Ore também por direcionamento dos céus para que nossas igrejas consigam fazer a diferença nesse contexto desafiador.

Dia 14 – Ore pela saúde municipal
A falta de investimentos e a corrupção geram sofrimento para a população e dificultam o trabalho das equipes da área de saúde. Em tempos de pandemia, a situação fica ainda pior!
Peça a Deus que levante bons gestores, pessoas que consigam dar as respostas que favoreçam o bom atendimento aos que precisam. Ore também pelos profissionais que, mesmo em meio a tantas dificuldades, dão seu melhor em favor do bem-estar do próximo.

Dia 15 – Ore pela educação na cidade

Sabemos que a educação é um dos grandes pilares da sociedade. Investir nessa área é gerar desenvolvimento e cidadania.
Através do Colégio Batista Shepard, temos formado cidadãos conscientes e uma juventude disposta a ser agente transformadora do mundo. Peça a Deus que sustente o CBS, dando sabedoria aos seus gestores para a continuidade de um ambiente educacional de qualidade.

Dia 16 – Ore pelas crianças do Rio

Nossas crianças precisam de amor e proteção. Muitas sofrem abuso ou estão privadas de direitos fundamentais.
Peça a Deus que as proteja e que manifeste seu amor por meio da igreja. Que possamos ser referência de cuidado e compromisso para com os pequeninos.

Dia 17 – Ore pelas famílias do Rio
A todo momento, as famílias têm sido atacadas por valores prejudiciais ao convívio harmonioso e saudável.
Peça a Deus por pais dedicados e filhos obedientes. Que todos possam estar comprometidos com as verdades do evangelho, funcionando como um farol para parentes e amigos.

Dia 18 – Ore pelas autoridades do Rio
Quando os líderes são sábios, todos vivem em paz e com dignidade.
Peça a Deus que abençoe nossas autoridades, dando instrução para que conduzam as ações municipais com eficiência e idoneidade.

Dia 19 – Ore pela diretoria da CBC e pelo Conselho Geral de Administração
Peça a Deus que encha nossos líderes de sabedoria para que nossos projetos venham ser abençoadores e relevantes para a cidade do Rio.

Dia 20 – Ore pelos pastores e diáconos batistas cariocas
Peça a Deus que enriqueça suas vocações, fazendo-os liderar com amor e responsabilidade.
Ore também para que Deus os sustente, juntamente com suas famílias, dando força e motivação para o cumprimento da chamada que receberam.

Dia 21 – Ore pelos jovens e adolescentes batistas cariocas
Peça a Deus que fortaleça suas vidas, mantendo-os no caminho da Verdade.
Ore para que eles sejam testemunhas de Cristo onde estiverem, superando os desafios da vida e mantendo uma conduta íntegra diante de todos.

Dia 22 – Ore pelos Homens Batistas Cariocas
Peça a Deus que fortaleça os rumos dessa organização, ajudando-os na manutenção da visão de cooperação missionária através do GAM e Embaixadores do Rei.

Dia 23 – Ore pelas mulheres batistas cariocas
Através da União Feminina Missionária Batista Carioca vidas são abençoadas em vários níveis, desde a realização de projetos da própria organização às parcerias com projetos missionários.
Peça a Deus que continue iluminando a liderança da UFMBC e que dê unidade a todas que se dedicam ao desenvolvimento dessa organização.

Dia 24 – Ore pelos seminaristas
Seminaristas passam por um período importante de preparo e amadurecimento ministerial. Sobre eles está a responsabilidade de continuar guiando igrejas numa visão bíblica.
Ore para que Deus fortaleça seus passos e garanta uma trajetória ministerial cheia de vitórias.

Dia 25 – Ore pelas igrejas em comunidades vulneráveis
Elas enfrentam o problema do poder paralelo do crime, mas têm resistido pela graça de Deus.
Peça ao Senhor que fortaleça esses irmãos e que continue abençoando a liderança de igrejas em áreas de risco. Que eles recebam do céu visão de trabalho que garanta a multiplicação de discípulos nesse contexto.

Dia 26 – Ore pela Junta de Ação Social Batista
Atualmente, o Lar Batista do Idoso é o principal trabalho da JASB. Ali, idosos recebem os devidos cuidados para uma velhice feliz.
Peça a Deus que envie voluntários e parceiros para a manutenção desse projeto. Que o Senhor direcione os gestores e inspire igrejas à cooperação.

Dia 27 – Ore pelos educadores batistas cariocas
Ensinar a sã doutrina é uma grande responsabilidade. Requer conhecimento e pedagogia.
Peça a Deus que dê visão aos nossos educadores para que desenvolvam em nossas igrejas espaços de aprendizado bíblico repletos de inspiração.

Dia 28 – Ore pelos músicos batistas cariocas
Ministrar o louvor com qualidade e espiritualidade, construindo uma atmosfera de adoração é, ao mesmo tempo, uma honra e um desafio.
Ore ao Senhor para que Ele levante músicos servos, interessados em apoiar suas igrejas com humildade e dedicação.

Dia 29 – Ore pelos funcionários e colaboradores da Convenção Batista Carioca
Ore ao Senhor para que Ele derrame bênçãos sobre essa equipe, que tem lutado pela manutenção da unidade das igrejas batistas do Rio de Janeiro. Que Ele conceda saúde, força e sabedoria em cada processo administrativo.

Dia 30 – Ore pela Cooperação entre igrejas batistas
O Pacto Cooperativo entre igrejas batistas é histórico. Ele faz parte do nosso DNA e precisamos resgatar sua importância. Não se trata apenas de contribuição financeira, mas de ajuda em qualquer situação.
Peça a Deus que nos dê um espírito de cooperação, de forma que avancemos juntos, levando luz a esta cidade que perece em trevas.

Dia 31 – Ore por devoção
Peça ao Espírito Santo que nos incomode sobre a necessidade que temos de nos relacionarmos com Deus diariamente. E que a prática da oração permaneça em nossas vidas, independente das campanhas das quais participaremos.