A Igreja Batista em Parque Curicica tem sido uma das bases de apoio a voluntários do Movimento Braços Abertos. Além da estrutura, a igreja tem participado dos treinamentos de evangelização com foco em atividades esportivas. Uma das líderes de equipe, a missionária Carolina Bossois relata como foi o trabalho naquela região:

A Igreja local recebeu voluntários de vários lugares do Brasil (Recife, Belém do Pará, São Paulo, Vitória e RJ) e até dos Estados Unidos, totalizando cerca de 22 pessoas. Recebemos total apoio do Pr. Paulo, sendo disponível e servindo com toda dedicação. Louvamos a Deus pela vida dele e de sua esposa, pois foram muito atenciosos com todos. Aproveitando as Olimpíadas, ele abriu as portas da Igreja local para ser desenvolvido o trabalho com ênfase em clínicas esportivas. No domingo (dia 07), a igreja participou do treinamento de Kids Games que foram realizados na terça e quinta-feira, com o apoio de 42 pessoas. O interessante foi observar o envolvimento de todos e o desejo de aprender esta ferramenta de evangelização.

Os voluntários de fora já tinham experiência com ministérios esportivos em suas igrejas, o que facilitou o trabalho. Mas nosso foco era preparar e capacitar a igreja local para continuar utilizando a linguagem esportiva após as Olimpíadas.

O Kids Games atendeu entre 250 a 270 crianças e adolescentes. Foram realizadas atividades recreativas com aplicações bíblicas e o plano de salvação foi exposto de forma bem lúdica, na linguagem deles, para uma compreensão clara. O resultado foram algumas decisões por Cristo para a glória dEle.

Durante o Kids Games vivenciamos momentos marcantes. Muitas crianças e adolescentes iniciaram as atividades com desconfiança. Mas com o passar do tempo e, estreitando o relacionamento, elas ganhavam confiança ao ponto de brincar, abraçar e até falar um pouco sobre suas vidas. Observamos também que muitas crianças não tinham o hábito de brincar e se divertir, devido à realidade de vida tão dura. E nesses dias Deus possibilitou momentos de muita alegria e diversão. Acredito que essas crianças e adolescentes perceberam o amor de Deus nas suas vidas através da Igreja, ou seja, das nossas vidas. Não há maior privilégio do que este: sermos resposta de oração e instrumentos nas mãos do Senhor! Cristo em mim Esperança para o Rio! Para o mundo!

Os adolescentes participaram da Clínica de Futebol com a Whitney Pitalo, a americana que joga em seu país. Ela foi auxiliada por voluntários que têm a experiência nesta área. Muitos meninos aprenderam e treinaram alguns fundamentos e principalmente ouviram do Evangelho dentro do campo de futebol.

Na quarta-feira, voluntários e a igreja local visitaram famílias das crianças e adolescentes que participaram do Kids Games. O clima não contribuiu muito devido à chuva. Mas, mesmo assim, foi muito importante este dia porque as pessoas da igreja foram juntas e já criaram relacionamento com as famílias na intenção de voltar em cada lar para o discipulado.

Quando foram encerradas todas as atividades, sem esperarmos, apareceram alguns meninos da rua pedindo para jogar bola. Os voluntários rapidamente colocaram-se à disposição para a realização de uma partida de futebol dentro da igreja, na quadra. Depois do futebol, os voluntários conversaram e explicaram o Plano de Salvação com eles. O interessante foi que Deus faz da forma Dele. Pois não houve divulgação e também ninguém convidou para esta partida. Mas o Espírito Santo conduziu esses meninos para a igreja e ali tiveram a oportunidade de ouvir o Evangelho. E na terça-feira esses meninos participaram da clínica de futebol e ali alguns tomaram a decisão por Jesus.

O resultado desta semana foi tremendo, pois muitas vidas foram alcançadas por Deus. E a Igreja Local foi contagiada na utilização da Linguagem Esportiva para o Evangelismo e Discipulado. Eles já têm um projeto de futebol, com um professor de Educação Físíca à frente, mas a visão foi ampliada e motivada por toda a igreja. Nossa oração é que venha ser estruturado e consolidado o Ministério Esportivo.

Os voluntários, com certeza, voltaram para suas casas com mais uma bagagem de experiências e creio que isso vai acrescentar em seus ministérios esportivos, para darem continuidade no que Deus estipulou para cada igreja local espalhada no Brasil e no mundo. Principalmente, o nome do Senhor Jesus foi glorificado em todo tempo!