Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Mt 5.4

Jesus se reúne com seus discípulos e começa a comunicar algumas situações da vida, dentre elas o choro. A bíblia relata dois momentos em que o próprio Jesus deu lugar às lágrimas: em Lucas 19.41, em seu lamento por Jerusalém, sua cidade; e em João 11.35, devido ao contexto de falecimento de Lázaro, seu amigo. É notória a necessidade de lamentarmos pela cidade do Rio de Janeiro, pois, de “Cidade Maravilhosa”, tornou-se a “Cidade da Violência”.

Assim sendo, o aumento de pessoas enlutadas aumenta a cada dia e, por isso, precisamos lamentar as perdas e consolar corações. Deus decidiu agraciar o ser humano com o mecanismo das lágrimas para o alívio da dor e do sofrimento, mas, na sua Palavra, comunicou que a verdadeira religião cuida dos enlutados (Tiago 1.27). Você tem clamado por Missões Rio? Você tem intercedido pela Missão os Enlutados? Você tem participado da Missão de Deus? Sua vida tem sido um vislumbre da glória de Deus para aqueles que passam pela agonia de perder a quem se ama?

No livro “Luto e Melancolia”, Sigmund Freud apresenta a tese de que os que não elaboram o rompimento do vínculo da perda do objeto de amor podem adoecer a tal ponto que cometam suicídio. Ajudar no consolo de pessoas é atuar em prevenção ao suicídio e valorização da vida. Para tentarmos evitar que outras vidas não interrompam bruscamente suas histórias, devemos fazer o que podemos fazer. Se eu posso orar, eu tenho que orar. Se eu posso contribuir, eu devo contribuir. Se eu sou chamado a ir, eu preciso ir. Pois, tudo é para a glória de Deus, edificação do Corpo de Cristo, benefício dos eleitos do Senhor, auxílio de famílias e desenvolvimento da sociedade.


Contamos com você naquilo que podes e tens que fazer!

Pr. Filipe da Conceição
Missionário aos Enlutados