Fábio, sua família e o missionário Juan (à dir.)

 

A ação voluntária continua sendo um elemento fundamental no contexto de transformação social. Na última sexta-feira, cinco socioeducandos concluíram o curso de Instalações Elétricas promovido pela capelania socioeducativa de Missões Rio. O conteúdo foi ministrado pelo voluntário Fábio Fonseca de Souza, profissional da área e membro da Igreja Batista em Cabuis, em Pedra de Guaratiba (RJ).

“Eu era dependente químico e vi no evangelho a saída para essa questão. Desde então eu tinha muita vontade de ajudar na transformação de vidas. As pessoas costumam julgar as outras , mas é difícil ter quem estenda a mão para acolher”, lembrou Fábio, que acrescentou: “Eu conheci o Juan no curso de capelania, conversei com ele e ele se prontificou a implantar este projeto comigo”.

De um grupo de 32 alunos, apenas cinco meninos concluíram o curso, aprendendo atividades que os permitirão atender o mercado de trabalho. Mas o número não desanima o professor. Esta já é a segunda turma formada e, segundo Fábio, o mais importante é que pessoas que antes estariam envolvidas em situações criminosas, hoje possuem ferramentas para se tornarem produtivas para a sociedade.

A formatura aconteceu numa sala da unidade semiaberta do Degase, em Santa Cruz. Os familiares dos formandos estavam presentes e viveram momentos de grande emoção durante a cerimônia com direito a apresentação musical com canções cristãs previamente ensaiadas pelos meninos. Em nome da direção daquela unidade, um funcionário agradeceu à presença de Missões Rio, ressaltando este trabalho como parte importante na etapa de ressocialização dos internos.

 

formandos-degase

Formandos exibem seus diplomas em momento de grande satisfação

 

Uma mãe, evangélica, agradeceu a Deus por não ter se esquecido de seu filho mesmo naquelas condições. Lembrando da época em que orava a Deus, pedindo para que Ele “freasse” seu filho, apontou o trabalho de capelania como sendo este cuidado divino para com aqueles que estão em condições de liberdade restrita.

Fortalecer a igreja local no cumprimento de sua missão é um lema defendido por Missões Rio. A participação de Fábio, representando sua igreja, é um exemplo de que é possível proporcionar oportunidades de crescimento para aqueles que desejam assumir seus chamados. “Todos temos uma missão. Para mim é uma experiência única… da gente com Deus. A gente precisa sentir o chamado e dar fruto,” conclui Fábio.