Por Jocilene Bicas

Roteiro de Culto para as crianças:

  • Boas Vindas
  • Oração Inicial
  • Momento de Cânticos
  • Conhecendo o tema e divisa da campanha
  • Mensagem:

Quando Saul ainda era jovem, ele era obediente a Deus, era um bom menino, orava, e fazia tudo que Deus o ordenara. Deus se agradava do jovem Saul, pela sua obediência. Então Deus mandou o Profeta Samuel ungir o jovem Saul, pois o escolheu para ser Rei de Israel, e o Espírito de Deus entrou em Saul ( Quando aceitamos a Deus em nosso coração, enquanto oramos, aprendemos e obedecemos da palavra dele, que é a Bíblia, o Espírito de Deus entra em nós e nos ajuda o tempo todo. Porém temos de procurar estar sempre orando, indo a igreja para juntos cultuar a Deus em sua casa).

Mas depois que Saul se tornou Rei , ele mudou, ficou soberbo, começou a pensar e ter atitudes que não mais agradavam a Deus, não orava mais, e não obedecia mais a Deus, pensou em agradar o povo, mesmo que isso desagradasse a Deus, O Rei Saul começou a fazer as coisas do jeito dele e não mais como Deus o ordenara, (Quando obedecemos ao papai e a mamãe, estamos obedecendo a Deus , pois este é um dos mandamentos de Deus, honrar pai e mãe . Devemos obedecer a palavra de Deus, obedecer o que Deus nos ensina a fazer, e não o mundo, ou seja o que os outros acham certo (Fale com as crianças sobre alguns pecados, coisas que não agradam a Deus).

Então o Espírito de Deus se afastou do Rei Saul, (Pois quando aceitamos a Deus em nosso coração obedecendo a sua palavra, o seu Espírito entra em nós, porém quando alguém passa a desobedecer a Deus, não ora mais, não vai mais a igreja, começa a se preocupar em agradar aos outros, mesmo que isso desagrade a Deus, então o Espírito de Deus se afasta desta pessoa) E foi isso que aconteceu com o Rei Saul, o Espírito de Deus se afastou do Rei. (Pergunte as crianças o que acontece, quando o espírito de Deus se afasta de alguém? Vê se elas sabem). Quando o Espírito de Deus se afasta, o espírito do mal entra na pessoa, para atormentá-la, a deixa nervosa, com pensamentos ruins, desanimada, as vezes triste, as vezes com raiva. E o Rei Saul caminhava de um lado para o outro, brabo, nervoso, briguento, ficou muito chato.

Por sorte do Rei, ele tinha um funcionário, que na época eles chamavam de servo, este conhecia o jovem Davi. Davi ainda era um menino que adorava e obedecia a Deus, (Assim como Saul também fizera quando jovem, porém mesmo depois de crescido, Davi continuou adorando a Deus, diferente de Saul que agora era atormentado por um espírito mal) O Servo do Rei Saul diz: – Senhor tenho visto o jovem Davi tocar harpa, e ele é temente a Deus. Quando ele tocar a sua harpa, este espírito mau sairá, e o Senhor se sentirá melhor. E então o Rei aceitou e chamaram a Davi. Mas não era qualquer música que Davi tocava, Davi obedecia a Deus em tudo, ele não dizia palavrão, era calmo, e orava sempre, suas músicas ( hinos) eram em louvor a Deus.

O jovem Davi veio até o Rei Saul, e ficou morando no palácio do Rei, e cada vez que o Espírito mau vinha sobre Saul, Davi tocava sua harpa, então Saul se sentia melhor e o espírito mau se retirava dele.

Não basta ser ungido de Deus, o importante é que oremos e obedecemos a Deus.

Oração pelos Missionários

Atividades: Prepare junto com as crianças o plano de salvação feito com caixas de suco.

Material:

  • EVA
  • Barbante
  • Caneta hidrocor preta
  • Colar de isopor ou cola quente (cuidado ao usar perto de crianças)
  • Tesoura sem ponta