O trabalho denominacional clama por unidade, pela soma de esforços na direção do alcance de vidas, estejam elas nos vários núcleos de atuação de missionários, nas instituições sociais ou em nossas próprias igrejas.

Alcançar vidas não é apenas falar do amor de Cristo às pessoas, mas é testemunhar a vida de Cristo, é realizar as obras que Ele realizou. Portanto, quando falamos de missões, reafirmamos um comportamento de obediência ao mestre, agindo onde ele quer agir e da forma como ele deseja agir.

Enquanto Convenção Batista Carioca, enfatizamos nesta campanha projetos de evangelização em hospitais, escolas, porto, cemitérios, presídios, unidades de socioeducação… o apoio a ministérios pastorais socialmente vulneráveis (Programa Barnabé) e sustentamos a obra social do Lar Batista do Idoso. Entendemos que essa visão ampla de pregação e cuidado precisa estar solidificada em nossos corações.

Missões no Rio de Janeiro

Você, caro promotor ou líder, já deve conhecer a abrangência do trabalho de Missões Rio. Se ainda não, saiba que os batistas cariocas estão sendo representados diariamente por dezenas de missionários de tempo integral e seus voluntários.

De forma estratégica, eles estão subdivididos em oito áreas de atuação. Dessa forma, a obra de evangelização ganha uma melhor capilaridade, tornando-se adaptável às realidades dos centros urbanos ou subúrbios.

Missão Esportiva
Para atletas e apaixonados pela linguagem esportiva

Profissionais de educação física, instrutores e atletas são convocados a participar da obra missionária no Rio. A Missão Esportiva se propõe a formar, com o apoio das igrejas, uma rede ministerial para o desenvolvimento de projetos que promovam qualidade de vida, de forma holística, nos bairros cariocas.

As igrejas locais entram com a infraestrutura e seus vocacionados, enquanto os missionários esportivos realizam a mentoria da equipe até que esta se torne autossustentável. Dessa forma, através de atividades esportivas, toda a comunidade local começa a ser atraída e impactada com uma proposta missionária e discipuladora.

Missão Prisional
O evangelho dando oportunidade de transformação a presidiários

A fé vem pelo ouvir, mas como ouvirão se não há quem pregue? Levar o amor de Cristo aos encarcerados pode ser a vocação de muitos membros de sua igreja. Mas como alcançá-los sem o apoio de um missionário experiente e com permissão para abrir caminhos no contexto carcerário?

Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o estado do RJ possui 60 mil presos. São 60 mil vidas que precisam conhecer a Cristo e, não apenas isso, serem acompanhadas através do discipulado. Por isso é tão importante a manutenção dos missionários prisionais que, além de atuarem diretamente na transformação de vidas, são as pontes para a entrada das igrejas que desejam realizar este trabalho.

É importante destacar que, a partir do trabalho missionário, já conseguimos implantar igrejas em alguns presídios. No Presídio Evaristo de Moraes, por exemplo, já temos uma igreja firme que funciona como um verdadeiro farol naquele contexto marginalizado. Os irmãos, ainda cumpridores de pena, realizam atividades regulares de cultos, assistência social e discipulado. Este trabalho continua recebendo o apoio de nossos missionários, que orientam e apoiam a todos em suas necessidades.

Sua igreja pode ajudar no sustento de um missionário prisional ou realizar doações de itens específicos aos irmãos necessitados e suas famílias. São eles: material de higiene pessoal, roupas, literaturas, etc. São muitas as formas de apoio!

Missão Socioeducativa
Ajudando a transformar adolescentes em conflito com a lei

É desafiador encarar o trabalho de ressocialização de adolescentes infratores. A partir da associação do evangelho com atividades esportivas e culturais, missionários despertam o desejo de transformação de meninos e meninas que cumprem medidas restritivas.

Atualmente, a missão marca presença em unidades masculinas e femininas, além dos Criaads – Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente . Se você desenvolve alguma atividade educativa e/ou cultural (atividades esportivas, curso profissionalizante, música, leitura, teatro, etc), então você tem grandes possibilidades de cooperar com este ministério.

Missão aos Enlutados
No luto, pessoas refletem sobre a vida e reconsideram o futuro

Nos cemitérios do Rio existem grandes oportunidades de evangelização. Diante do luto, muitas pessoas precisam de uma palavra de conforto à luz das Escrituras. Precisamos de voluntários sensíveis e maduros, que saibam consolar corações aflitos. Convidamos você para caminhar conosco, aprendendo a lidar com cada situação de apoio ao enlutado.

Nossa equipe tem atuado em três cemitérios (Botafogo, Caju e Inhaúma). Todos os dias, são dezenas de cerimônias religiosas e atendimentos sendo realizados. A alta demanda gera uma rotina cansativa, mas recompensadora. Precisamos de obreiros e, quem sabe, eles não estejam em sua igreja?

Missão Estudantil
Princípios cristãos também se aprendem na escola

Escolas e universidades são grandes campos missionários no Rio. Se você é um estudante com visão missionária ou alguém que considere aconselhar pessoas em ambiente escolar, poderá ser bastante útil a Deus como voluntário dessa missão. Temos a estratégia certa para que você possa desenvolver um ótimo trabalho nesses ambientes.

Missão Hospitalar
Apoio aos hospitalizados e familiares

A cada ano mais igrejas percebem a necessidade de alcançar os enfermos hospitalizados e profissionais de saúde. Ouvir, consolar e interceder são algumas atividades desenvolvidas por essa missão. Você precisa saber o momento certo para falar sobre suas convicções de fé e promover a tranquilidade aos corações aflitos. Paciência é uma marca do voluntário hospitalar e o bom-senso uma virtude sempre desejada.

Missão Portuária
Estrangeiros sendo alcançados em território nacional

Uma missão que luta pelo bem-estar físico, emocional e espiritual dos marinheiros. É um trabalho muito específico pela necessidade da fluência na língua inglesa. Se você gosta de conhecer outras culturas, tem facilidade com a língua inglesa e deseja alcançar vidas para Cristo… Seja bem-vindo! Este é o seu lugar.

Prevenção à Dependência Química
Informar para preservar a vida

Compartilhar informações de prevenção ao uso de drogas em escolas, igrejas e qualquer lugar que abra suas portas para a construção de uma consciência livre do uso de entorpecentes. Além de gerar informações voltadas à saúde e ao bem-estar social, o contato com pessoas gera oportunidades de evangelização ímpares.

Continuamos lutando contra este mal social, na esperança de que os cariocas possam optar pelo melhor caminho que é Cristo.

Como se tornar um voluntário de Missões Rio

Você ainda pode entrar em contato direto com o setor de Missões, pelo e-mail evangelismoemissoes@batistacarioca.com.br ou pelos telefones (21) 2569-0988 ou (21) 97260-2388 (Pr. Fernando Leiros).

Lar Batista do Idoso

O Lar Batista do Idoso é uma instituição de longa permanência (ILPi) e atua há mais de cinquenta anos por meio dos batistas cariocas. Durante esse tempo, o Lar já recebeu e cuidou de centenas de idosos.

O Lar trabalha na preservação da identidade da pessoa idosa e oferece um ambiente de respeito e dignidade. A equipe é multidisciplinar, constituída por enfermeira, médico geriatra, técnicos de enfermagem, nutricionistas, cozinheiras, cuidadores 24 horas, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

São admitidos idosos a partir de 60 anos de idade. O acesso ao Lar é garantido àqueles que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos ou com perda da capacidade de autocuidado.

O Lar possui características residenciais e estrutura física adequada para receber este perfil de idoso. O pacote de serviços inclui consulta médica semanal, enfermeira, cuidadores 24h, acompanhamento nutricional, fisioterapia preventiva, terapia ocupacional, assistência social, câmeras de segurança, lavanderia e seis refeições diárias.

Gente cuida de Gente
O Lar tem um novo desafio para este semestre: reformar quartos que permitirão a ampliação do número de vagas. Para isso, precisamos de irmãos que desejam compartilhar as bênçãos que têm recebido da parte de Deus, apoiando com uma quantia mínima de 30 reais.

Para doar, basta acessar o link: https://Jas.transforme.tech/doeagora/393

Para outras informações sobre o Lar: https://larbatistadoidoso.ong.br

Programa Barnabé

Criado com o objetivo de fortalecer as igrejas pequenas ou em situação de risco de extinção, o Programa Barnabé veio para suprir carências estruturais ou ministeriais, no tocante ao suporte financeiro e capacitação de lideranças para a geração de um trabalho sadio e autossustentável.

Dessa forma, a Convenção Batista Carioca tem olhado para suas afiliadas de maneira a dedicar-se ao crescimento do evangelho em áreas carentes e, pontualmente, no apoio de obreiros, dando-lhes oportunidade de desenvolvimento pessoal, emocional e ministerial.

As igrejas apoiadas são analisadas estrategicamente, também levando em consideração a demografia e liderança receptível. Com relação ao pastor, sendo filiado à Ordem dos Pastores Batistas do Brasil – Seção Carioca, ou evangelista e líder reconhecido pela denominação, também poderá receber apoio.

As igrejas apoiadas serão acompanhadas trimestralmente para a verificação de seu desenvolvimento ministerial. Neste período, a CBC recomendará cursos específicos e encontros para mentoria com líderes de igrejas apoiadoras ou da própria denominação, fazendo valer a nova forma de atuação em redes.

Em esquema de parceria, a CBC e suas redes atuarão juntas na seleção de comunidades eclesiásticas em dificuldades ministeriais, providenciando recursos e convidando igrejas, preferencialmente da própria região, que possam oferecer apoio. As parcerias possuem prazos, que poderão chegar a três anos (renováveis), e metas a serem cumpridas, de acordo com a especificidade do trabalho que deverá ser realizado na igreja apoiada.

Em suma, caberá à igreja apoiada:

  • Executar o plano de ação proposto pela Convenção, em harmonia com a REDE e/ou Igreja Apoiadora;
  • o Informar mensalmente o desenvolvimento da igreja através de relatórios de atividades e financeiro;
  • o Contribuir mensalmente para o Plano Cooperativo da Convenção e levantar as ofertas missionárias;
  • o Enviar, com auxílio da Convenção, REDE ou Igreja Apoiadora, o obreiro para congressos e encontros de treinamento;
  • o Acatar as orientações da Igreja Apoiadora, REDE e da Convenção, que claramente ajudam no crescimento;
  • o Participar dos eventos denominacionais;
  • o Executar, pelo menos, um programa de crescimento para a igreja, disponibilizado, ou reconhecido pela Convenção (“Programa Barnabé“, “Evangelismo como Estilo de Vida”, “Pescadores que pescam”, “Igreja Multiplicadora”, Igreja em Células, NEBs, Discipulado, entre outros), até a data da primeira avaliação anual.

Para mais informações sobre o Programa Barnabé, entre em contato com a Convenção Batista Carioca pelo telefone (21) 2569-0988 ou pelo e-mail redes@batistacarioca.com.br