Levar o amor de Cristo a todos os cariocas tem sido a diretriz que norteia Missões Rio – departamento de evangelismo e missões da Convenção Batista Carioca. Alguns desses cariocas estão em unidades socioeducativas, cumprindo medidas restritivas pelos crimes que cometeram. Não fosse o esforço contínuo de missionários e voluntários, essas vidas, que são parte de nossa sociedade, continuariam esquecidas.

Letícia Belga – PIB de Madureira – é uma das voluntárias que atuam na Missão Socioeducativa. Assim como o restante de sua equipe, é jovem, é mulher e não tem medo de encarar o clima pesado do seu campo de trabalho. Ela entende que por trás dos olhares intimidadores de meninos e meninas, estão pessoas que anseiam por uma solução que mude o curso de suas histórias.

Por isso, duas vezes por semana, Letícia dedica seu tempo a aconselhamentos e oficinas de leitura em unidades do Degase. Durante as reuniões, conhece histórias como a de G, 17 anos, detido por ter assassinado seu companheiro.

“Quando conversamos pela primeira vez, ele compartilhou seu desejo de morrer para recomeçar a vida, por crer na reencarnação. Seus braços estavam todos cortados por ele mesmo. Eram cortes profundos, para diminuir a dor que carrega dentro de si”, lembrou a voluntária.

As feridas na pele e as ideações suicidas mostravam que G precisava de uma atenção especial. Por conta disso, os missionários intensificaram suas orações e fizeram o melhor que podiam para mostrar ao adolescente que, em Cristo, há esperança.

Em setembro, no dia do seu aniversário, G estava triste e não queria receber visitas. Ele percebia sua solidão, mas a Missão Socioeducativa foi além do ensino bíblico, ela valorizou a vida. “Fomos até a unidade celebrar a vida dele! Preparamos alguns cupcakes simples e fizemos uma surpresa. Primeiro oramos, conversamos, lemos, aplicamos a atividade e, após isso, peguei a embalagem com os bolinhos e coloquei na frente dele. Seus olhos brilharam, ele se alegrou por não termos esquecido e depois de admirar por alguns minutos os cupcakes ele disse: ‘Só Deus para fazer isso por mim’”, contou Letícia.

No último encontro, G reconheceu a Cristo como seu Senhor e Salvador. Ele ganhou novos irmãos e irmãs que estão sendo representados pelos missionários que têm acesso a ele. É a Igreja de Cristo atuando sob a multiforme graça. É o próprio Cristo caminhando pelas vielas da cidade, pelas esquinas obscuras, resgatando vidas para o Seu Reino.

Apoie Missões Rio e seus projetos! Interceda, contribua e vá ao campo para conhecer de perto aquilo o que Deus tem feito através dos batistas cariocas.