A ação do Espírito que gera intrepidez, cooperação e transformação
Atos 4


A ação do Espírito gera intrepidez: O texto de Atos 4 descreve a ação da igreja cheia do Espírito Santo, que com intrepidez anunciava o evangelho, curava os enfermos e, além disso, tinham tudo em comum e ninguém tinha falta de coisa alguma. Quando eu penso nesta sequência de ações, logo me vem à mente uma série de explicações teológicas e racionais para este compartilhar de recursos materiais, li alguns textos de comentaristas e pregações de teólogos famosos sobre este tema, mas o que mais me prende a atenção é perceber o Espírito Santo movendo corações para este compartilhar. Que intrepidez desta igreja!


A ação do Espírito gera a cooperação: Certamente, aqueles irmãos perceberam que estavam sob a proteção especial de Deus. O mesmo Deus que fez o mundo, que tinha falado pelos profetas, era o Pai de Jesus, agora estava com eles em todo o tempo. Talvez, eles imaginassem que mais milagres de cura promoveriam mais a causa do evangelho, mas, mesmo que não tenham percebido isso naquela época, sua unidade, amor, esperança, vontade de compartilhar seus bens, juntamente com sua intrépida influência, foram seus argumentos mais potentes. A ação do Espírito que gerou esta cooperação incomum, foi capaz de impactar desde os mais simples até os mais poderosos daquela sociedade. Talvez até mais do que outros milagres.


A ação do Espírito gera a transformação: A mesma ação do Espírito que gerou na igreja a intrepidez e a cooperação, gerou a transformação de vida de muitos, a começar pelos membros da igreja, e impactou toda aquela sociedade. Imagine o poder que esta ação pode ter hoje! Quanto este agir do Espírito pode transformar vidas na sociedade atual!
O texto nos leva a concluir que aqueles irmãos tinham a consciência de que era a mão de Deus que estava realizando tudo, embora suas mãos fossem o canal imediato de suas operações beneficentes.


Oremos por esta ação do Espírito hoje e que gere este impacto em nós e através de nós!


Pr. Maurício Porto
Rede Sul
PIB Urca