A Capelania aos Enlutados é um trabalho de semeadura. Semeamos a Palavra de Deus nos corações, consolamos no momento da dor, tiramos dúvidas sobre a Bíblia… enfim, a oportunidade chega até nós em várias situações e procuramos aproveitar todas. O objetivo é deixar a família e amigos com o desejo de querer conhecer mais desse Deus, o Consolador.
A experiência a seguir marcou a vida da esposa de nosso missionário Nelson Cardoso. Ela o acompanhava em uma das atividades da capelania. “Houve o falecimento de uma jovem que estava para se casar e, em um assalto, tiraram sua vida. Esse caso levou uma equipe de emissora de TV para filmar e entrevistar a família. Percebemos que, enquanto aguardavam a chegada do corpo, a repórter estava inquieta. Enquanto a família e amigos acomodavam-se, a repórter foi entrevistar o noivo e, com um período curto de tempo, logo se afastou e começou a chorar”, explicou Nelson.
Segundo o capelão, sua esposa, percebendo a situação, aproximou-se da repórter para ajudá-la. A jornalista, abalada com o caso, desabafou: “Não consigo fazer esse tipo de trabalho, não sei por que precisamos entrevistar pessoas que estão sofrendo. Até aonde vai a violência no Rio? Ninguém toma providência e, enquanto isso, vemos pessoas sendo vitimadas”.
Durante a conversa, a esposa de Nelson pôde explicar o objetivo da capelania e o importante trabalho que os missionários e voluntários desempenhavam quanto ao alívio da dor da perda e da apresentação de um Deus que é capaz de acalmar a alma e ressignificar o luto. Ao final da conversa, a repórter, mais calma, pôde continuar seu trabalho e mais uma vida teve contato com as riquezas do amor de Cristo.
A capelania aos enlutados vai além do momento do luto, como costuma afirmar o Pr. Nelson. Alcançamos as vidas com a semente do evangelho, que penetra na alma e abre um espaço para a reflexão e revisão de conceitos. É um trabalho árduo e que necessita do apoio de cada batista carioca. Com a ajuda de todos, alcançaremos mais pessoas e teremos a oportunidade de transformar várias famílias pelo poder da graça consoladora de Cristo.
Ajude-nos em oração:
– Pelos alcançados com a mensagem da Palavra de Deus. Que tomem decisão por Cristo;
– Pelo despertamento das Igrejas na participação do plano cooperativo, pelos recursos para a manutenção das capelanias e pelos parceiros que nos tem abençoado;
– Pela campanha de Missões Rio e por mais voluntários que possam nos ajudar na grande obra de evangelização da cidade.